Como melhorar o seu atendimento ao cliente? Confira 5 dicas!

Para você proporcionar um ótimo atendimento ao seu cliente, separamos dicas práticas e estratégicas para sua equipe aplicar no seu dia a dia. Isso porque, garantir a experiência positiva do cliente, é essencial para uma empresa manter-se bem posicionada no mercado.

Segundo a pesquisa realizada pela Hibou, mais de 90%  dos entrevistados apontaram que bom atendimento e qualidade são essenciais para o consumidor brasileiro. Logo, trata-se de dois fatores decisivos na hora de fechar uma compra. 

Então, se quer saber qual a fórmula para aplicar os métodos eficientes para encantar o seu cliente e fidelizá-lo, continue a leitura dessas 5 dicas:

1 – Ouça o seu cliente

Pode parecer óbvio, mas ouvir o cliente é muito importante, pois por meio da percepção dele você consegue entender o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado na sua empresa.

Assim, é possível traçar estratégias efetivas para o desenvolvimento do seu negócio. Por exemplo, se o cliente alugar um carro e informar na entrega que gostou da limpeza, trata-se de um bom indicativo. Pode-se perceber que ele aprecia todos os cuidados e zelo que a empresa disponibiliza para conservar bem o automóvel.

O mesmo vale para uma situação contrária. Caso o cliente aponte que o veículo estava sujo, com essa informação você pode analisar como melhorar esse serviço.

Dessa forma, ao ouvir e dar atenção aos apontamentos do cliente, você terá um feedback direto de quem usa os seus serviços ou produtos e terá a oportunidade de sempre aprimorar o seu negócio.

2 – Ofereça um atendimento personalizado

O atendimento personalizado pode ser uma poderosa estratégia para melhorar o relacionamento com sua clientela.

Ao conversar com o cliente, procure chamá-lo pelo nome, entenda quais são os questionamentos e cite as dores que ele relatou a você apresentando soluções diretas para esses problemas.

Faça o seu cliente se sentir único e que você está ali dedicando aquele momento para atendê-lo da melhor forma e apresentar soluções no que for necessário. 

Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em como você gosta de ser bem atendido. Afinal, é comum apreciar um bom atendimento e se sentir especial, não é mesmo?

3 – Transmita confiança

Transmitir confiança é um fator determinante quando falamos sobre como melhorar o seu atendimento ao cliente. 

Certifique-se de conhecer todos os aspectos que envolvem o produto ou serviço que a sua empresa comercializa, seja você dono ou colaborador.

Isso porque, ao falar com o cliente, é essencial passar segurança nas informações e propor soluções rápidas, de acordo com o que ele precisa. Essa interação de confiança pode levar ao processo de fidelização do cliente.

4 – Faça pesquisa de satisfação

Optar por fazer uma pesquisa de satisfação pode ser o que você precisa para entender como está o desempenho da sua empresa na percepção do cliente.

Elabore um formulário pequeno e objetivo, de múltipla escolha, com perguntas simples para que o seu cliente possa, de maneira rápida, responder e colaborar com informações estratégicas acerca dos produtos, serviços e atendimento que você oferece.

Com esses dados consolidados você pode criar um planejamento completo de melhoria dos pontos negativos ou ampliar a eficiência dos pontos positivos. Vale tudo! O que não pode é deixar os dados parados, sem nenhum destino, combinado?

5 – Use ferramentas de gestão

Na era tecnológica não pode faltar ferramentas de gestão que otimizam o dia a dia na jornada de atendimento ao cliente.

Por exemplo, criar um portal de informações para que o cliente tenha acesso rápido aos dados, informações e notificações sobre o veículo ou frota alugadas.

Do mesmo modo, como dito acima, um software pode ser o que você precisa para criar uma pesquisa de satisfação com consolidado de dados precisos que irão ajudar a nortear o planejamento de melhorias.

Agora que você está por dentro do assunto, coloque as dicas em prática para favorecer o seu negócio e conquistar um diferencial de mercado. Afinal, um cliente encantado ajuda a impulsionar uma empresa, pois a indicação é um dos meios de aumentar a prospecção. 

Quer saber mais sobre como melhorar o seu desempenho e o da sua empresa? Acesse nosso blog e leia dicas, como: planejar uma viagem de negócios!

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