Ter carro Flex significa só colocar álcool pelo preço? 4 dicas para você alternar o combustível!

Pessoa abastecendo um carro branco. Ilustração do texto sobre carro flex.

Um carro Flex significa ter a vantagem de poder usar tanto gasolina quanto álcool. No entanto, muitos motoristas desconhecem a importância de alternar entre os dois tipos de combustíveis para obter um desempenho otimizado e economia no abastecimento. 

Pensando nisso, reunimos quatro dicas essenciais para você aproveitar ao máximo essa flexibilidade. Então, confira a seguir todos os benefícios de ter um carro Flex e economizar no orçamento.

Entenda quando abastecer com etanol

Abastecer com etanol é interessante para os donos de veículos Flex. Isso porque, existem alguns fatores a serem considerados para a tomada de decisão. Avalie, primeiramente, o valor dos combustíveis. Desse modo, prefira o álcool quando estiver até 70% do preço da gasolina.

Além disso, cada modelo de veículo tem um consumo diferente e esse fator tem um papel fundamental, já que o etanol tende a ter um gasto maior. Por outro lado, oferece uma resposta mais rápida do motor. Ou seja, o consumo é mais acentuado em vista da gasolina. 

As estações influenciam na economia do combustível 

As estações do ano influenciam na economia do combustível. Por exemplo, em dias mais frios, recomenda-se abastecer com gasolina, pois o etanol tem dificuldade em gerar vapores suficientes para uma partida rápida do motor. 

Então, se você tem um carro Flex ao optar pela gasolina durante o inverno, é possível garantir uma partida mais ágil do veículo e evitar possíveis problemas relacionados à combustão. 

Se o seu carro fica muito tempo parado, escolha o combustível certo 

Caso o seu veículo fique parado por longos períodos, você pode optar por abastecer com gasolina para evitar o acúmulo de resíduos no motor. 

Ao abastecer um veículo com etanol e deixá-lo parado por um período prolongado, pode ocasionar a deterioração do combustível dentro do tanque. Assim, formando depósitos de resíduos que podem obstruir os componentes do motor. 

Como a gasolina tem uma maior estabilidade química e é menos propensa a formar resíduos, essa é a melhor opção para preservar o desempenho e a saúde do automóvel.

Faça a revisão do seu veículo

Realizar a revisão do seu carro é essencial para garantir um bom funcionamento e prolongar sua vida útil. 

Um veículo sem manutenção periódica compromete diretamente a eficiência e influência no consumo de combustível. 

Por exemplo, um filtro de ar sujo ou velas de ignição desgastadas podem resultar em uma queima inadequada do combustível, levando a um aumento no consumo. 

Portanto, ao realizar a revisão periódica do seu automóvel, você não apenas garante sua segurança, mas também contribui para uma melhor economia.

Agora que você está por dentro do assunto, fale com a gente! Aqui na Versa oferecemos vários modelos de carros Flex para atender as suas necessidades e reduzir os custos com a sua frota. Em caso de dúvida, nossos especialistas estão à disposição para ajudar.