POR DENTRO DO ARREFECIMENTO: COMO MANTER SEU MOTOR NA TEMPERATURA IDEAL

Motor de carro com ligamentos em borracha cor preto aparecendo.

FERVEU! Quando se vê essa informação no painel, a primeira coisa é estacionar em local seguro e esperar o motor esfriar (ou ainda, chamar um mecânico ou um reboque), porque seguir adiante pode ser fatal para o motor. 

Esta é uma das situações críticas que um motorista pode enfrentar a qualquer momento, mas pode ser evitada com vistorias frequentes no sistema de arrefecimento do motor. Logo, é necessário entender como funciona este sistema vital para o carro.

O que é o sistema de arrefecimento do motor

Como o nome diz, o sistema de arrefecimento do motor tem a missão de manter a temperatura do conjunto entre 90°C e 110°C, variando do modelo e motorização do veículo. Acima disso, é superaquecimento. Existe o arrefecimento a ar que não necessita de maiores cuidados porque veículos com este sistema contam com um conjunto que canaliza o ar/vento para dentro do motor para mantê-lo resfriado. O sistema de arrefecimento do motor a água é o mais comum e exige sempre aquela boa e minuciosa checagem em todos os seus componentes.

Este checklist abrange os seguintes componentes:

  • Radiador – onde é armazenado a água;
  • Ventoinha – dispositivo (hélice) que liga e desliga automaticamente, capaz de girar em alta rotação e capaz de resfriar o motor;
  • Verificar se a ventoinha liga e desliga normalmente;
  • Cuidado com a tampa do reservatório;
  • Bomba d´Água – responsável pela circulação do fluído e água;
  • Sensor de temperatura;
  • Válvula termostática;
  • Mangueiras.

Os veículos mais antigos utilizavam um sistema classificado como sistema aberto, que permitia que água e aditivos evaporassem com muita frequência, exigindo completar a água do radiador.  Atualmente, o sistema é fechado e pressurizado, evitando a evaporação e reposição frequente de água ou aditivos.  Aliás, se o nível estiver baixo, pode ser um sinal de que existe algum problema com o sistema.

O líquido de arrefecimento é conduzido pelo motor para absorver o calor, passando pelo radiador para ser resfriado pelo ar, e assim sucessivamente. Por isso, é essencial que radiador, bomba, mangueiras e demais componentes estejam em perfeitas condições de funcionamento.

O líquido de arrefecimento tem data de validade?

Sim, é preciso estar atento a isso. Evite seguir “conselhos” que quase sempre trazem informações desencontradas como a troca a cada 30 mil, 70 mil, 120 mil quilômetros, ou a cada 2, 3 e 4 anos. Siga sempre o manual do proprietário. É nele que se encontram as informações precisas. Na ausência dele, consulte um profissional especializado para não correr riscos. Lembre-se também de executar a limpeza do sistema de arrefecimento do motor. Novamente, o seu melhor amigo será o especialista. Será preciso abrir a válvula, retirar o líquido e realizar outros procedimentos para limpar o sistema, como também, evitar a contaminação por partículas diversas, além da utilização do anticongelante no radiador. Não dá para ser feito por qualquer curioso. Afinal, é o motor do seu carro que depende de uma manutenção correta.

Mais algumas dicas importantes

Diferente de outros sistemas do carro cujos defeitos são quase imperceptíveis para o motorista, o sistema de arrefecimento do motor pode dar sinais de que algo não vai bem. É só ficar atento:

  • Alerta no painel;
  • Mangueiras desgastadas;
  • Vazamentos – observe a presença de líquido embaixo do veículo;
  • Ventoinha que não liga ou não desliga;
  • Observar o nível de líquido no reservatório.

O anda e para do trânsito pesado, viagens longas, ou mesmo em um percurso curto, exige muito do sistema de arrefecimento do motor e qualquer defeito pode elevar a temperatura. Jamais continue nessas condições.

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