O que é caução de aluguel

Caução de aluguel é uma garantia em um contrato entre duas ou mais partes que envolva obrigações futuras é algo de extrema importância. No Brasil, uma das formas mais utilizadas para assegurar financeiramente a parte que irá conceder o produto ou serviço em adiantamento é a caução.

Acredito que você já tenha lido ou ouvido falar nesse termo, não é mesmo? Pois bem, hoje, vamos te explicar seu significado e porque ele é requisitado.

Homem com um contrato de caução na mão

O que significa caução?

Caução é a forma que as locadoras utilizam para assegurar o recebimento do valor da franquia do veículo em caso de sinistros (acidentes). Então, uma determinada quantia previamente acordada é bloqueada no cartão de crédito do locatário e estornada após a devolução do veículo.

O valor varia de acordo com a política de cada empresa, assim como o modelo de carro e quantidade de dias em que o mesmo ficará locado. O tempo para estorno pode variar de acordo com a operadora do cartão.

Resumidamente, caução nada mais é do que, um determinado valor que é retido no cartão de crédito do cliente, a fim de garantir a segurança da prestadora de serviços.

É por esse motivo que é tão importante ter um cartão de crédito na hora de fazer uma reserva e para retirar o veículo da loja.

Para que serve a caução no aluguel de carros?

Atuando como um depósito de segurança, a caução se destina a cobrir diferentes tipos de situações.

Pode ser usado, principalmente, para cobrir possíveis danos ou em caso de não cumprimento de obrigações estipuladas anteriormente.

Trata-se de uma quantia que a locadora retém no cartão de crédito do condutor na retirada do veículo. O valor caução é basicamente uma garantia que a locadora exige para caso venham a ocorrer custos e danos futuros durante o período de aluguel.

Quando é desbloqueado o valor caução de aluguel?

Ao devolver o veículo, é realizada uma vistoria da locadora, identificando que está tudo certo, o valor bloqueado pela locadora é estornado no próprio cartão do condutor.

Vale ressaltar, então, que caução não é um débito na fatura, apenas um bloqueio.

O que fazer se não tiver cartão de crédito?

Para o aluguel de carros no Brasil quando o interessado não possui um cartão de crédito em seu nome ou com limite de crédito suficiente, uma alternativa é indicar um responsável financeiro para se responsabilizar pela caução e assinatura do contrato de locação, devendo a pessoa estar presente no momento da retirada do veículo. 

Tornando assim o responsável financeiro o locatário da reserva e, quem for efetivamente dirigir o carro deve se apresentar como condutor adicional, reforçamos que a Versa não cobra nenhuma taxa extra pelo condutor adicional.

Aqui na Versa damos o nosso melhor para lhe entregar maior praticidade, agilidade e qualidade em nossos serviços. Entre em contato conosco para saber mais sobre a caução em seu aluguel.