Tudo que você precisa saber sobre o Registro Nacional Positivo de Condutores

Quer receber seus benefícios por ser um bom motorista? Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre este registro!

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) entrou em vigor em outubro deste ano. Desenvolvido em prol da conscientização dos condutores sobre segurança e responsabilidade no trânsito, o cadastro positivo irá beneficiar motoristas disciplinados. 

Quem pode solicitar o RNPC?

O RNPC não é só válido para categoria B, mas também para as demais, ou seja motociclistas e motoristas de veículos pesados também poderão se beneficiar desta ação.

Para poder solicitar o cadastro positivo, é necessário que o condutor não tenha cometido nenhuma infração de trânsito no período de 1 ano e a CNH deve estar válida.

É importante ressaltar que qualquer infração é suficiente para que o cadastro seja excluído, assim o motorista deverá esperar o período de 12 meses para refazer o RNPC.

Quais são os benefícios para quem possui o RNPC?

Reduções em taxas de serviços públicos e privados, descontos em produtos e serviços automotivos, benefícios fiscais e tarifários em impostos, descontos em pedágios e em estacionamento, ofertas de cashback e condições especiais para contratação de seguros estão entre os benefícios que o “motorista positivo” irá encontrar no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Como fazer o Registro Nacional Positivo de Condutores?

A solicitação do cadastro positivo é voluntária e optativa, e pode ser feita pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao acessar qualquer uma das plataformas, é só procurar a aba “consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”, se estiver tudo de acordo é só concluir autorizando o seu RNPC!

Gostou das dicas que compartilhamos com você? 

Continue acompanhando o blog da Versa para se manter informado sobre assuntos atuais de seu interesse!