Barulhos no carro: você precisa se preocupar?

Mulher com mão no rosto preocupada

Barulhos estranhos no carro nunca são um bom sinal, mas se você conseguir identificá-los pode ajudar muito a situação e até evitar um agravamento do problema.

Nem todo mundo tem um ouvido muito apurado para identificar as diversas causas e origens de um ruído, então para ajudar separamos alguns barulhos que ocorrem com frequência. Siga a leitura!

O que significa cada barulho do carro

Pneus estridentes

Se o barulho for semelhante a um ventilador em funcionamento, fique atento aos pneus e observe se eles não estão ovalados, se há desgastes irregulares, caroços ou bolhas que podem ter se formado com impactos e estão causando barulho.

Mas, sabe quando você está fazendo uma curva em baixa velocidade e os pneus fazem um barulho? Ruídos agudos e constantes nos pneus podem significar desalinhamento e comprometer a estabilidade do carro.

Batida seca

Quando se escuta uma pancada seca enquanto o veículo se movimenta e ainda normalmente vindo junto com um rangido nas molas ou ainda um som parecido com “toc-toc” ao passar por lombadas ou acertar um buraco.  São sinais de que a suspensão ou os amortecedores do automóvel estão com problemas.

Grilos

Os barulhos intermitentes no carro que não são possíveis nem identificar direito de onde eles vêm, normalmente, significam que há problemas no revestimento da cabine ou peças mal encaixadas na lataria do veículo.

Freio chiando

Se ao pisar no freio, o carro emitir um som agudo, pode indicar um desgaste nas pastilhas de freio, que são de extrema importância, pois estão relacionadas ao tempo que o carro leva para parar e ainda, esse desgaste pode diminuir a vida útil dos discos e provocar um desgaste prematuro. A recomendação é que elas sejam trocadas a cada 30 mil km rodados, então fique atento!

Como evitar o surgimento de barulhos no carro?

Alguns problemas acontecem pelo próprio tempo, ou desgaste natural do carro, mas existem vários que podem ser evitados ou adiados ao se tomar ações e medidas simples na rotina, como:

  1. Calibrar e alinhar os pneus constantemente;
  2. Respeitar o limite de peso do veículo;
  3. Eliminar maus hábitos de condução;
  4. Fazer revisões com frequência.

Pode parecer que não, mas é de extrema importância dar atenção aos barulhos que surgem no veículo, pois assim é possível garantir mais segurança e até economia. Como vimos, são esses ruídos que funcionam como avisos de que existe um problema que precisa ser avaliado, não ignorado.

E aí, aprendeu como identificar um barulho no carro? Use este conteúdo a seu favor no dia a dia.

Precisando fazer um agendamento de manutenção de um dos nossos veículos, é só clicar aqui, rápido e prático.