Multas de trânsito mais comuns, evite em sua frota

As frotas empresariais precisam de um acompanhamento constante e eficiente para que consigam alcançar o seu melhor desempenho.

Toda empresa com frota já se deparou com uma ou algumas multas de trânsito, mas isso não pode se tornar parte da rotina, por isso, aqui neste artigo você verá quais são as multas mais comuns e como evitá-las.

Multas de trânsito mais comuns

Infrações mais comuns no Brasil em frotas

  • Uso de celular

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o fato dos motoristas dirigirem com apenas uma das mãos no volante é uma infração média.

Porém, desde 2016, foi acrescentada a lei de Nº 13.281/2016 que diz que caso o motorista estiver manuseando ou segurando um celular, a multa passa a ser gravíssima.

  • Estacionar em local proibido

Essa multa é bastante comum para motoristas que trafegam pelas cidades, principalmente fazendo entregas. Devido ao tempo corrido, eles acabam deixando o veículo estacionado em qualquer lugar.

As infrações vão de natureza leve à gravíssima, além de ocasionarem multa e remoção do veículo.

  • Excesso de peso

No CTB, excesso de peso ou de capacidade de tração têm natureza média gravíssima dependendo do excesso apurado. O valor da multa irá depender da porcentagem de peso que foi excedida. O veículo fica retido na rodovia até que seja retirado o excesso de peso e a responsabilidade da infração é tanto do embarcador, quanto do transportador da carga.

  • Mau estado de conservação do veículo

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a falta de manutenção do carro é uma infração grave, com multa e retenção do veículo até regularização.

Como evitar multas na frota empresarial

  • Treinamento da equipe

As principais infrações estão relacionadas ao comportamento do motorista, investir em treinamentos e incentivo às boas práticas dos seus condutores, repassando leis e regras.

  • Sistemas de bonificações

Considerar uma forma de acompanhar a maneira com que seus motoristas conduzem a frota e reconhecer as atitudes daqueles que têm o melhor desempenho pode ser uma boa opção para parabenizar e incentivar uma postura mais responsável no trânsito.

  • Telemetria

Usar uma solução de telemetria, como a oferecida pela Versa, auxilia na previsibilidade e na gestão de muitos fatores presentes na rotina de um gestor de frotas, podendo evitar alguns riscos.

  • Terceirização de frotas

Outra maneira de reduzir diversos tipos de custos – inclusive com multas – é contar com a terceirização de frotas. Na Versa, sua empresa recebe carros zero quilômetro e tomamos conta de toda a manutenção e administração da frota locada. Assim, já pode descartar as preocupações com multas por má conservação de veículo, entre outras.

Alguma dúvida? É só falar com a gente! Será um prazer te ajudar.

(31) 3274-7373

versarentacar.com.br/aluguel-corporativo/