Como fazer o controle de pneus da frota corretamente?

Pensar na gestão e controle de pneus da frota é pensar em custos, eficiência, satisfação do cliente e dos profissionais, prazos e segurança.

É algo essencial para garantir o sucesso e segurança do percurso, além de prolongar a vida útil de diversos componentes do automóvel. Sendo assim, imprescindível um controle correto e eficaz dos pneus da frota.

Mas, afinal, o que será que isso realmente significa? Quais são os impactos de adotar essa prática e, principalmente, como fazê-lo?

A partir da leitura deste conteúdo, você conhecerá o conceito de gestão de pneus, verá quais são os seus benefícios e entenderá por que é interessante adotar essa prática na sua empresa. Confira!

Mas o que é o controle de pneus?

De uma maneira geral, o controle de pneus consiste em um acompanhamento frequente do desempenho dos pneus e seus componentes de cada veículo da frota. O gestor da frota é quem irá definir quais aspectos serão avaliados e com qual frequência.

Nesse sentido, esse profissional precisa acompanhar as novidades do mercado e adotar uma estratégia que reduz custos e mantém a qualidade do serviço.

Qual a importância de fazer esse controle?

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 18,68% do total de gastos dos custos variáveis de uma transportadora estão relacionados aos pneus.

Realizar um bom controle de pneus permite economia nas manutenções, na compra de novos itens e em outros custos da frota, como combustível, riscos de acidentes. Isso impacta direta e positivamente a gestão da frota.

Como fazer o controle de pneus da frota?

Confira as 3 principais dicas para aprimorar o controle dos pneus da sua frota:

1. Cadastro detalhado de cada pneu

Ter um cadastro bem detalhado de cada pneu usado por sua frota ajuda no levantamento de dados sobre a vida útil e os demais problemas referentes à qualidade e à segurança.

Alguns dados, são essenciais e aplicáveis na maioria dos casos, como:

– Modelo do pneu;

– Dimensões;

– Desenho e marca;

– Cadastro do chassi;

– Chassi base;

– Número de identificação, entre outros.

Com todos esses pontos, você melhora a sua visão operacional e dessa forma, passa a identificar problemas com mais facilidade.

2. Rodízio dos pneus

O rodízio é uma prática indicada pelos próprios fabricantes e especialistas para prolongar a vida útil desses objetos e manter a segurança nos veículos. Além de manter o equilíbrio no desgaste, garantir o bom funcionamento dos componentes da suspensão e reduzir o consumo de combustível da frota.

3. Fique atento às manutenções

As manutenções e reparos garantem a segurança dos veículos, condutores e devem ser realizadas de acordo com a demanda do serviço.

O pneu do veículo precisa de cuidados específicos, como a calibragem, o alinhamento e o balanceamento. 

A manutenção corretiva é aquela para corrigir um problema já existente e identificado. Por outro lado, a preventiva é feita periodicamente, sem que necessariamente a frota apresente defeito aparente, e serve para avaliar os equipamentos e seu desempenho, evitando um dano maior. Enquanto isso, a preditiva tem como objetivo analisar as condições reais do veículo na fase inicial de alguma falha.

Portanto, fazer uma boa gestão de pneus é fundamental para evitar prejuízos, aumentar a segurança nas estradas e, consequentemente, manter uma empresa de logística competitiva.

Uma boa forma de manter esse controle eficiente é utilizando a terceirização. Faça um levantamento dos custos e compare-os com seus gastos atuais. Na maioria das vezes, ao contratar uma terceirizada, os valores envolvidos na manutenção e na depreciação tendem a ser menores.

Esperamos que tenha gostado do texto! Quer receber mais informações relevantes? Então, aproveite que já terminou a leitura do artigo e assine a nossa newsletter! Siga também a nossa página no Instagram e acompanhe o nosso conteúdo pelas redes sociais!