5 dicas para dirigir em condições adversas

Condições adversas são todas aquelas situações que podem colocar o motorista e as pessoas ao redor em um risco maior, devido ao aumento das chances de ocorrer um acidente. Além de poderem pegar os condutores desprevenidos e serem as principais causas que elevam os custos com manutenção da frota

Leia o artigo até o final para conhecer mais detalhes sobre como lidar com as situações de risco que ocorrem no trânsito. Boa leitura!

Sabendo que 90% dos acidentes são causados por falha humana – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) -, é fundamental que veículos sejam conduzidos com ainda mais cautela e segurança.

Dentre essas situações adversas, se destacam a iluminação, as condições do tempo, das vias e do trânsito, além, é claro, do próprio automóvel e de quem o está dirigindo.

Vamos lá?!

Dicas para dirigir com neblina ou fumaça

Use o farol baixo para conseguir enxergar a estrada e facilitar que os outros condutores possam ver o seu veículo. Se o veículo tiver faróis de neblina, é a hora de utilizá-los;

Mantenha a atenção nas faixas da pista ou nos tachões reflexivos; 

Não pare no acostamento.

Dicas para dirigir na chuva

Reduza a velocidade e a marcha do veículo; 

Cuidado com a aquaplanagem! Se aquaplanar, tenha calma. Mantenha as mãos firmes no volante e vá retirando o pé do acelerador, sem frear bruscamente;

Mantenha distância dos outros veículos.

Dicas para dirigir à noite

Em caso de cruzar com uma luz ou farol alto, a recomendação é olhar para o lado direito da via, em direção ao acostamento.

Mas, se estiver trafegando em uma rodovia mal iluminada, usar o farol alto pode ser um facilitador, desde que, ao passar por outro veículo, você abaixe o farol para não gerar no outro motorista o mesmo incômodo descrito acima.

Dicas para dirigir com ventos

Para melhor lidar com esta situação o motorista precisa avaliar a direção que o vento está:

– Em caso de ventos frontais, diminua a velocidade;

– Ventos transversais, abra as janelas do carro e mantenha a atenção no trânsito;- Evite movimentos bruscos, que possam provocar perda de estabilidade, e fique atento com árvores e outros objetos que possam invadir a pista.

Condições físicas do condutor

Uma das condições adversas que mais é preciso ficar atento e que irá interferir em como o condutor irá lidar com todas e qualquer situação, é em relação a sua condição física.

Nosso corpo dá sinais e é preciso estar atento e não colocarmos em risco nossas vidas e dos demais.

Antes de dirigir, durma uma quantidade de horas suficientes para descansar, alimente bem e evite métodos externos para se manter acordado.

Com essas dicas é ainda mais fácil ter uma viagem tranquila e segura.

Dirija sempre com cuidado e garanta sua segurança em qualquer caminho e situação! 

Achou este artigo interessante? Então, fique de olho em nossas redes sociais.